domingo, 22 de fevereiro de 2015

O PODER DO PERDÃO

IMAGEM DO FILME "INVENCÍVEL"
O filme "Invencível" recentemente exibido entre nós veio recordar a incrível história do herói norte-americano Louis Zamperini, atleta olímpico, conhecido como o piloto de avião que durante a 2ª Guerra Mundial sobreviveu semanas a fio em pleno mar, tendo posteriormente vivido sob constantes e indescritíveis torturas nos campos de detenção japoneses, acabando por ser liberto no fim da guerra e convertido ao poderoso amor de Cristo.

DA AMARGURA À CONVERSÃO
Zamperini teria todas as razões do mundo para viver os últimos anos da sua vida em completa amargura e desejos de vingança contra aqueles que o torturaram e humilharam, e assim aconteceu durante algum tempo, até que se deu o milagre da sua vida. 
Mais importante do que ter sobrevivido 47 dias seguidos em pleno mar infestado de tubarões, melhor ainda do que ter sido liberto de um cruel cativeiro às mãos dos militares japoneses, o milagre maior na vida deste grande atleta e herói de guerra foi o seu encontro com Cristo, a meio de uma profunda depressão que o fez depender do álcool e de uma revolta que ameaçava mais tarde ou mais cedo levá-lo a terminar com a própria vida.
Em 1949, Zamperini assistiu a uma campanha evangelística conduzida pelo famoso pregador Billy Graham de quem mais tarde se tornou amigo e cooperador. 
À beira de um divórcio, Zamperini sofria de pesadelos diários resultantes do sofrimento experimentado no cativeiro, acordando muitas vezes a tentar sufocar a própria esposa. Foi ela mesma que, após assistir a uma das reuniões evangelísticas de Billy Graham, convidou o marido a participar também nessa campanha para ouvir a mensagem libertadora do perdão de Deus. 
A princípio, Zamperini resistiu ao convite. Oriundo de uma família tradicionalmente religiosa, não acreditava naqueles pregadores que para ele não eram mais do que "charlatães e impostores." 
Acabou no entanto por ceder, e, naquela mesma noite em que ouviu o evangelista pregar, rendeu-se completamente ao amor de Deus e a sua vida teve uma mudança radical.
"Foi a primeira noite em dois anos e meio em que não tive pesadelos" - testemunhou numa entrevista à CBS em 2012, acrescentando: "E nunca mais tive nenhum!"
A partir daquela noite Zamperini deixou de beber e de fumar. Respondendo a um crítico que não acreditava que tal pudesse acontecer tão rapidamente, Zamperini simplesmente respondeu: "É óbvio que você não conhece a Bíblia. Quando se recebe Cristo, tornamo-nos numa nova pessoa. As coisas velhas já passaram."

UMA PROMESSA CUMPRIDA
A meio da angústia vivida nos 47 dias que sobreviveu com 2 companheiros nas águas do mar, num simples bote de borracha, Zamperini tinha feito uma promessa a Deus: "Se me livrares disto, se responderes às minhas orações, eu juro que irei dedicar-Te toda a minha vida. Farei tudo o que quiseres. Por favor!"
Nos minutos seguintes os céus abriram-se e grossas gotas de chuva caíram sobre aqueles 3 homens desesperados de sede no meio daquele mar sem destino à vista.
Foi logo após a sua conversão a Cristo em 1949 que Zamperini decidiu cumprir a sua promessa feita anos antes. Começou a colaborar com Billy Graham nas suas grandes reuniões evangelísticas. 

A FORÇA DO PERDÃO
Anos depois, o ex-atleta percebeu que era a fé a força motivadora que o levaria a entender que o caminho certo não era a vingança, mas o perdão.
Em 1950, o ex-atleta e herói de guerra decidiu voltar ao Japão como missionário, a esse mesmo país onde havia sido indescritivelmente torturado e humilhado. Conseguiu encontrar alguns dos guardas que o mantiveram preso e escravizado no horrível cativeiro. Quando os reconheceu, correu para eles para os abraçar, numa demonstração de perdão, tendo levado alguns a se renderem também ao amor de Cristo. 
Muitos anos depois, em 1998, Zamperini foi escolhido para carregar a tocha olímpica no início dos Jogos Olímpicos de Inverno, na cidade japonesa de Nagano. Quando em 2014 este herói já com 97 anos morreu, deixou um impressionante testemunho, tendo dedicado uma grande parte da sua vida a proclamar o perdão em Cristo, dando palestras, seminários e pregando o Evangelho, contando a todos quantos quisessem escutá-lo que é possível perdoar através de Cristo.

Talvez você viva com este pesadelo que lhe rouba o sono e a paz. Não consegue perdoar, não consegue livrar-se do ódio ou do ressentimento contra alguém que o ofendeu ou maltratou. 
Em Cristo é possível perdoar. Faça como o herói da nossa história: pare de lutar ou de se refugiar atrás de algum vício ou desculpa, e peça a Jesus para entrar na sua vida, curar a sua mente, arrancar de si esse peso tão destrutivo, e receber a libertação que só Ele lhe pode dar.
"Se, pois, o Filho de Deus vos libertar, sereis verdadeiramente livres!" - S. João 8:36


                   VENHA OUVIR A PALAVRA DE DEUS!
"Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" - Jesus

CENTRO COMUNITÁRIO CRISTÃO
Igreja Evangélica
Centro Comercial Londres, sala AC155 (1º andar) 
Senhora da Hora

Reuniões públicas todos os Domingos às 19H00 

sábado, 7 de fevereiro de 2015

O PREGADOR DO COMBOIO

Certo homem vivia numa pequena localidade dos subúrbios do Rio de Janeiro, mas trabalhava num ponto distante da cidade, pelo que todos os dias viajava de comboio para ir e voltar do trabalho.
Numa certo dia, ele parou numa praça da cidade onde se realizava uma pregação do Evangelho ao ar livre. Quando foi feito o apelo à conversão a Jesus, o homem manifestou o seu desejo de se converter, recebeu uma Bíblia como lembrança, e passou a lê-la sempre durante as viagens diárias de comboio.
Começou então a alimentar um sonho: pregar a Palavra de Deus! Ao ler o texto: "Ide e pregai a toda a criatura", sentiu um impulso para realizar o seu desejo, só que o seu tempo era escasso, uma vez que trabalhava até nos fins de semana.
Foi então que teve uma brilhante ideia: quando conseguiu juntar o suficiente, comprou uma grande Bíblia nova com letras gigantes para ler no comboio em movimento e começou a pregar dentro do mesmo durante as viagens diárias. O homem sentia-se imensamente feliz, pois estava a dar frutos para o Reino de Deus.
Até que um dia surgiu um passageiro que não gostou da ideia das pregações dentro do comboio, pois gostava de cochilar um pouco durante as viagens. Zangado, começou a reclamar durante toda a pregação do crente, levando a que este fosse mudando de carruagem. Mas, quando começava a pregar, lá aparecia o homem a reclamar, até que, não contendo mais a sua ira, começou a berrar ao pregador. "Pare de me perturbar! Da próxima vez que você começar a pregar aqui dentro do comboio e perturbar o meu sono, vou aturar essa Bíblia pela janela fora! É melhor parar com isso!"
Sendo um homem prudente, o pregador clamou a Deus e jejuou para que Deus não permitisse que aquele homem cumprisse a sua ameaça, e para que houvessem impedimentos. O pregador era um homem de fé, e por isso acreditou que Deus o ouviu. 

No dia seguinte, o homem perturbador saiu cedo para ir trabalhar, e deparou com o pregador dentro do comboio, já a semear a Palavra de Deus. O valentão levantou-se então e bradou: "Eu avisei-o, mas você não acreditou!" E logo de seguida, arrancou a Bíblia das mãos do pregador e atirou-a pela janela fora do comboio já em andamento, perante o espanto de todos os passageiros. O pregador sentiu-se humilhado, triste e decepcionado com a situação.
Decidiu deixar de ser crente, pois havia confiado que Deus o iria livrar daquela situação, mas não tinha sido atendido. Decidiu não andar mais nos caminhos do Senhor. Só que, ao ter virado as costas a Deus, a vida começou a correr-lhe mal, perdeu o emprego, tornou-se num inútil, acabando por perder a casa e viver na rua, dormindo nos bancos das praças.
Depois de algum tempo, estava a realizar-se uma reunião ao ar livre numa certa praça onde ele costumava deitar-se num banco depois de se embriagar. O que chamou a sua atenção foi o pregador dizer que andava desesperado, e que um dia foi até à linha do comboio para se suicidar, mas que Deus, no Seu infinito amor, tinha usado um filho Seu para impedir que ele fosse despedaçado pelo comboio. O pregador continuou o seu testemunho, dizendo que quando estava para se atirar debaixo do comboio, algo muito pesado caiu-lhe em cima da cabeça, fazendo-o tombar junto aos carris e deixando-o tonto, sem se aperceber do que se passava à sua volta. Foi então que reparou que tinha sido um grande livro que lhe tinha sido arremessado e que um vento providencial ia virando as páginas, parando exactamente naquela onde estava escrito o texto de Mateus 11:28: "Vinde a Mim, todos vós que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei."
O pregador da praça exclamou então cheio de júbilo: "Então fiquei com esta Bíblia, hoje sou feliz e a minha vida mudou!" E concluiu: "Um dia hei-de encontrar esse filho de Deus, dar-lhe um grande abraço, e agradecer-lhe pelo bem que me fez, livrando-me não apenas da morte física, mas principalmente da condenação eterna."
O pregador do comboio ouvia tudo atentamente, e não conseguiu conter o seu choro desesperado. Levantou-se subitamente do banco onde estava sentado e gritou com o rosto banhado em lágrimas: "Perdoa-me, Senhor Jesus, pois não compreendi os Teus planos! Perdoa-me por ter duvidado do Teu poder e do Teu amor em todos estes anos!"
Soluçando descontroladamente, dirigiu-se então ao pregador que tinha testemunhado, e conseguiu balbuciar estas palavras: "Eu era o dono daquela Bíblia grande!" Revelando  o seu nome, o pregador do comboio mostrou então a todos a sua assinatura na primeira página daquela enorme Bíblia.

Não há coincidências naquilo que Deus faz! E Ele quer fazer grandes coisas na sua vida também!



                  VENHA OUVIR A PALAVRA DE DEUS!
"Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" - Jesus

CENTRO COMUNITÁRIO CRISTÃO
Igreja Evangélica
Centro Comercial Londres, sala AC155 (1º andar) 
Senhora da Hora

Reuniões públicas todos os Domingos às 19H00