domingo, 29 de março de 2015

8 MINUTOS PARA A ETERNIDADE

O mundo ainda não se recompôs da tragédia que nesta última semana encheu os nossos corações de dor e consternação. Um indivíduo, alegadamente sofrendo de problemas psicológicos graves, decidiu acabar com a sua vida e a de mais 149 pessoas, arremetendo o avião que pilotava contra uma montanha dos Alpes franceses. Nada nem ninguém sobrou deste verdadeiro acto genocida.

As imagens do sofrimento, dor e revolta nas faces e expressões dos familiares, amigos, e da população em geral têm corrido mundo e são marcantes e confrangedoras. O por quê deste acto tresloucado torna-se um verdadeiro tormento na mente dos mais próximos, dos mais afectados pela inexplicável e injustificável tragédia. 
A incontrolável saudade, os gritos de dor e as recordações tornam-se a tortura diária das centenas de pessoas que perderam algum familiar, algum amigo, algum conhecido naquela indescritível tragédia.

8 MINUTOS PARA A ETERNIDADE
Segundo os dados técnicos disponíveis, a tragédia iniciou-se 8 minutos antes da colisão, quando o infeliz piloto decidiu iniciar a queda abrupta e constante do avião numa viagem que levaria cerca de 8 minutos até ao choque final com a montanha rochosa.
De acordo com as informações que entretanto vêm chegando, as 149 vítimas deste atentado só se terão apercebido da realidade trágica que delas se aproximava a escassos momentos da colisão do avião contra a montanha rochosa dos Alpes. Segundo os registos gravados, só se ouviram os gritos das vítimas momentos antes do desastre. 

Não imagino o que seja ver a morte à frente sem nada poder fazer para escapar à mesma. Uma coisa é certa: todos aqueles alegres e esperançosos jovens e demais passageiros que naquela fatídica manhã entraram naquela aeronave pousada em Barcelona acreditavam que a mesma os levaria em plena segurança até ao destino final, a cidade de Dusseldorf, na Alemanha. Ninguém ali escolheu a tragédia, muito menos contava com a mesma. 
Quantos risos, projectos, alegrias, esperanças e expectativas foram partilhados durante os minutos de voo anteriores à tragédia? Muitos, certamente.
Mas, a certa altura, alguém colocou o relógio daquelas vidas numa contagem final de 8 minutos. 8 minutos até à colisão fatal. 8 minutos finais de uma existência desejada mas bruscamente interrompida.

"TEMOS APENAS MAIS 8 MINUTOS DE VIDA!"
Imaginemos se, em vez de permanecer no seu silêncio macabro, o piloto tivesse decidido falar aos altifalantes do avião: "Senhores passageiros: decidi dirigir este avião contra uma montanha, para acabar com a minha e as vossa vidas. Segundo os meus cálculos, temos apenas mais 8 minutos de vida!"
Ao ouvir tais palavras trágicas, talvez alguns pensassem inicialmente tratar-se de uma brincadeira de mau gosto, mas, com o decorrer dos minutos, se convencessem ao verem que a aeronave se aproximava cada vez mais perigosamente da terra e do desastre.
E então começaria a histeria, os gritos, o desespero, e acabariam os planos, o ateísmo, e todas as esperanças...
Muitos talvez se voltassem desesperadamente para os santos da sua predilecção, procurando no fundo da bolsa alguma imagem, algum talismã, algum "santinho", sabe-se lá, alguma coisa a que se pudessem agarrar nos minutos finais da sua existência.
Ou talvez alguns, muito poucos, se voltassem para Deus, suplicando a Sua misericórdia e o Seu perdão diante de tão grande desventura...

QUAL A MAIOR TRAGÉDIA?
A questão crucial em toda esta história não deve ser as causas que levaram aquele piloto a provocar uma tragédia destas - ainda que isso mereça toda a atenção e reflexão - mas saber em que condição espiritual estavam todas aquelas vidas.
Só Deus sabe em que condição espiritual todos se encontravam, mas, infelizmente, e tal como constatamos diariamente à nossa volta, suspeitamos que a maioria daquelas pessoas não estavam preocupadas com a eternidade, muito menos com o destino das suas almas. Sendo a maioria jovens, percebe-se que a mentalidade actual prevalecente nos jovens europeus não se preocupa muito com a preparação espiritual para enfrentar uma inescapável eternidade. 
Segundo a Bíblia, viver ausente de Deus levará a viver uma eternidade afastado de Deus. E nada mais resta fazer por aqueles que partiram a não ser chorar e lamentar a sua partida, uma vez que o lugar de chegada poderá não ser o melhor. 

É MELHOR ESTAR SEMPRE PREPARADO
Todos quantos se preparam para uma viagem de avião tentam não esquecer nada do essencial na sua bagagem, muito menos ainda a documentação necessária para a realização da mesma. Mas muito poucos se preparam espiritualmente para a viagem. 
Toda a nossa vida é uma verdadeira viagem para um destino previamente escolhido. Se eu escolho viver com Deus, e relacionar-me com Ele através da Pessoa do Seu Filho Jesus Cristo, tenho a vida eterna, estando por isso preparado para em qualquer momento da viagem partir para a presença de Deus, em paz e segurança, sabendo que Ele me receberá nos Seus braços de amor e perdão.
Mas se escolho viver independentemente de Deus, não dando valor ou sentido aos Seus convites e apelos para que me reconcilie com Ele através do reconhecimento e confissão dos meus pecados, se não reconheço a minha necessidade espiritual e deposito a minha fé na Pessoa e Obra salvífica de Jesus Cristo, estarei despreparado, arriscando-me a enfrentar a condenação e separação eternas a qualquer momento em que a viagem da minha vida seja interrompida.
É por isso que Deus nos alerta: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias..."
"Prepara-te para te encontrares com Deus."

Ninguém é senhor do seu destino. Ninguém consegue adivinhar o dia ou a forma em que vai partir para a eternidade através da morte física.
É melhor estar preparado para quando essa interrupção se der. É melhor entregar a sua vida nas mãos de Deus, já, sem perda de tempo, depender d'Ele, e confiar na Sua capacidade de nos guardar de todo o mal, ou, preparar-nos para enfrentar o mesmo com plena confiança e certeza do destino maravilhoso que Deus tem preparado para todos aqueles que O amam.
"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n'Ele, e o mais Ele tudo fará" - Salmo 37:5.



                VENHA OUVIR A PALAVRA DE DEUS!
"Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" - Jesus

CENTRO COMUNITÁRIO CRISTÃO
Igreja Evangélica
Centro Comercial Londres, sala AC155 (1º andar) 
Senhora da Hora

Reuniões públicas todos os Domingos às 19H00 



Sem comentários:

Enviar um comentário