domingo, 26 de janeiro de 2014

O ÚLTIMO HERÓI DO TITANIC

Southampton, Inglaterra, 10 de Abril de 1912. Acompanhado da sua filha Nana, com 6 anos de idade, o jovem viúvo pastor John Harper subiu vagarosamente as escadas que conduziam ao gigante dos mares, o recém construído Titanic.
Olhando ao redor, o jovem pregador suspirou impressionado - como toda a gente, aliás - com a grandeza daquele que era o maior engenho alguma vez produzidos pelos homens.
Ao ingressar despreocupado nesse mundo onde a tecnologia e o requinte se confundiam, Harper nunca imaginava que entrara na sua última viagem neste mundo, e dali para a eternidade.
A bordo navegavam algumas das pessoas mais ricas e influentes do mundo. Enquanto muitos falavam acerca dos seus negócios, projectos e desejos materiais, Harper, zeloso pela missão de falar da salvação em Cristo, dedicou boa parte do tempo da trágica viagem a partilhar esta mensagem de salvação aos passageiros com quem se cruzava, nunca imaginando que esta seria a última oportunidade para a maioria deles.
Ao início da noite do dia 14, John Harper encontrava-se no convés juntamente com sua sobrinha, admirando o magnífico pôr do sol no horizonte. Antes de se retirar para o seu camarote, ainda pronunciou estas palavras: "Será maravilhoso amanhã de manhã."
JOHN HARPER E FILHA "NANA"
Quando às 23H40 do dia 14 de Abril o gigantesco navio colidiu contra um icebergue, poucos se aperceberam que se iniciara um dos maiores desastres navais de toda a História.
As danças continuaram e as cartas continuaram a ser jogadas sobre as mesas de jogo. Indiferentes à tragédia que se avizinhava, muitos continuaram envolvidos na satisfação pessoal e busca de prazer, convencidos que - tal como afiançara o construtor - aquele navio "nem Deus o conseguiria afundar"...
Atento às medidas de segurança, Harper tomou consigo a pequena Nana, enrolou-a num cobertor e com um beijo caloroso entregou-a a um dos tripulantes, certificando-se de que ela embarcaria segura no bote salva-vidas Nº 11, juntamente com a sua sobrinha Miss Leitch. Podendo ele próprio também salvar-se, preferiu no entanto ceder o seu lugar, para, a exemplo do Seu Mestre, dar a sua vida para salvar a de outros.
À medida que o pânico e o caos se iam progressivamente apoderando dos passageiros, Harper, agarrado à grade do deck, gritava - para estupefacção de muitos: "Deixem os botes para as mulheres, para as crianças e para os não salvos!"
Sobreviventes do naufrágio relataram mais tarde que tinham visto Harper ajoelhado no convés superior, rodeado por passageiros aterrorizados, orando pela salvação deles.
Enquanto todos se atropelavam na tentativa de conseguir lugar num dos salva-vidas, John Harper nadava de um lado para o outro dentro dos corredores inundados, abordando todos os que via com a mensagem salvadora do Evangelho. A certa altura, despiu-se do seu colete salva-vidas e deu-o a um aflito. Questionado porque fazia aquilo, o pregador respondeu tranquilamente: "Não se preocupe, em breve eu partirei, não para as profundezas, mas para o alto! Você precisa mais disto do que eu."
Depois de ter explicado o plano de salvação aos muitos homens e mulheres apavorados que se apinhavam na popa do Titanic - já profundamente inclinado enquanto ia submergindo - John Harper atirou-se para as águas gélidas do Atlântico Norte onde centenas já se haviam afogado ou desfaleciam por hipotermia.

A ÚLTIMA MENSAGEM
Mesmo a meio de intenso sofrimento, o intrépido pregador nadava freneticamente de um lado para o outro, proferindo as mesmas palavras a todos quantos conseguia: "Você está salvo?". Já  sem forças, descortinou um náufrago desesperado agarrando-se a um destroço do navio. No meio daquele cada vez mais longínquo murmúrio de vozes que se iam apagando e de gente que aguardava desesperadamente por algum bote que o pudesse recolher, aquele homem escocês viu aproximar-se de si John Harper que, agarrado a um destroço, mas quase congelado e com voz trémula lhe perguntou: "Você é salvo?" Consciente do seu estado, o homem respondeu: "Não, não sou."
"Então creia no Senhor Jesus Cristo e será salvo" - respondeu Harper, já com muita dificuldade. A agitação das águas afastou-os por um pouco um do outro, mas logo se voltaram a aproximar. Harper balbuciou novamente: "Você é salvo?"
"Não, não posso dizer que sou" - confessou o homem. Num último alento, Harper repetiu-lhe a mesma palavra "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo", desaparecendo logo de seguida nas profundezas do Atlântico.

DUPLAMENTE SALVO
Aquele cidadão escocês fez a sua decisão naquele mesmo momento, daquela forma tão inusitada, e acabou por ser um dos únicos seis passageiros resgatados com vida entre os 1517 náufragos naquela fatídica madrugada.
Anos depois, num encontro realizado em Hamilton, Canadá, pelos sobreviventes do naufrágio, este mesmo homem, duplamente salvo naquele naufrágio, testemunhou com lágrimas de emoção da fidelidade de John Harper:
"Sou um sobrevivente do Titanic. Fui um dos únicos seis entre os 1517 náufragos a ser retirado com vida das águas geladas naquela fatídica noite. Tal como centenas à minha volta, eu lutei desesperadamente no meio das águas frias e escuras do Atlântico Norte. O clamor dos que pereciam soava aos meus ouvidos quando junto a mim se aproximou um homem flutuando e que me perguntava: "A sua alma está salva?" Ouvi-o então a apelar a outros à medida que ele e os outros à minha volta sucumbiam nas águas. Então ali, sozinho na noite, com 3 quilómetros de água debaixo de mim, clamei a Cristo para que me salvasse. Sou o último convertido de John Harper."

VOCÊ TAMBÉM PODE SER SALVO!
"Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo" - Esta poderosa afirmação bíblica deve chamar a nossa atenção. Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores dos seus pecados: "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores."
Sendo o Único perfeito, sendo o próprio Deus na Pessoa de Jesus, Ele é o único ser capaz de perdoar pecados. Mas para isso Ele teve de Se sacrificar a Si mesmo, levando sobre Si todos os pecados da humanidade como sacrifício único, total e eterno, tornando dessa forma (única) possível o perdão e a eterna salvação de todos os homens. "Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus" (1 Pedro 3:18).
Isto significa que não há nada mais a fazer ou a pagar pelo homem.

O QUE É A SALVAÇÃO?
A salvação é uma dádiva gratuita de Deus, não uma recompensa pelo bom comportamento, prática de boas obras, fidelidade a uma religião, sacrifícios, esmolas, seja o que quer que for.
Basta crer e confiar na oferta de Deus. Basta crer e receber Jesus Cristo como Salvador, tornando-se dessa forma um verdadeiro filho de Deus: "A todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no Seu nome" - João 1:12.



               VENHA OUVIR A PALAVRA DE DEUS!
"Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" - Jesus

CENTRO COMUNITÁRIO CRISTÃO
Igreja Evangélica
Centro Comercial Londres, sala AC155 (1º andar) 
Senhora da Hora
Reuniões públicas todos os Domingos às 19H00 


domingo, 19 de janeiro de 2014

QUASE SALVOS, MAS PERDIDOS PARA SEMPRE!

Uma violenta tempestade havia-se levantado ao longo da costa, uma intempérie tão violenta que nenhum dos habitantes da região se lembrava de algo tão terrível ter alguma vez acontecido...
Os barcos dos pescadores daquela terra haviam saído para o largo, e agora aumentava dramaticamente o número de mulheres e mães ansiosas daquela pequena vila piscatória que temiam o pior para os seus filhos e esposos expostos àquela terrível tempestade.

BOAS NOTÍCIAS
Chegaram entretanto notícias de que já haviam sido vislumbrados barcos à distância. Pouco depois já tinham conseguido entrar na baía e não demorou muito até que o primeiro barco conseguisse atracar no porto piscatório. Apesar da tempestade, uma pequena multidão havia-se aglomerado no cais, e, à medida que barco após barco ia passando das ondas alterosas para a tranquilidade das águas dentro do porto, os que os aguardavam no cais procuravam ansiosamente encontrar os seus entes queridos dentro de cada embarcação.
Finalmente, o tão aguardado e derradeiro barco surgiu entrando também na baía. Encontravam-se a bordo sete bravos homens do mar, e agora, após uma exaustiva luta contra a tempestade, encontravam-se finalmente à vista do cais.

QUASE SALVOS, MAS PARA SEMPRE PERDIDOS
Subitamente, o terror apoderou-se daquela expectante multidão. As faces tornaram-se lívidas, gritos desesperados irromperam no ar, e as mulheres agarravam-se umas às outras em descrença agonizante. O mesmo grito de angústia ouvia-se por todo o lado: "O que aconteceu? O que aconteceu?"
Exactamente no ponto de entrada na baía, e a pequena distância do lugar de segurança, o barco subitamente desaparecera! Num breve instante, tanto o barco como a sua tripulação haviam sido engolidos pelas ondas revoltosas, e nenhum daqueles sete bravos homens do mar voltou a ser visto com vida.
Eles tinham estado tão perto do porto e da segurança. Não poderiam ter estado mais próximos do porto senão dentro do próprio, mas mesmo assim estavam perdidos!

A PORTA DA SALVAÇÃO ESTÁ ABERTA
Muitas pessoas encontram-se na mesma situação. Conduzidas por um sentido de necessidade e compelidas por uma consciência culpada, algumas aproximam-se da porta da salvação. Ela está aberta para todos, contudo algumas pessoas não entram por ela. A terna voz do amoroso Pastor convida-as vez após vez a entrarem: "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo." (João 10:9). Mesmo assim, hesitam.
Estas pessoas movem-se junto à entrada como se quisessem entrar.
Um simples passo levá-las-ia a atravessar os limiares da porta, mas detêm-se. Elas escutam a mensagem da misericórdia de Deus com alguma preocupação. Observam outros a entrar e a aceitarem o perdão do Salvador para os seus pecados, mas mesmo assim permanecem do lado de fora. 
Os anos passam, e quando Deus finalmente fecha a porta, elas ainda continuam por ali - tão próximas da salvação e da segurança, e no entanto ainda do lado de fora.

DE QUE LADO ESTÁS?
Se isto descreve a tua indecisão, então pode dizer-se acerca de ti: "Não estás longe do Reino de Deus!" (Marcos 12:34). 
Não longe...mas ainda fora. 
Atenção: estar do lado errado da porta fechada significa que ficarás do lado errado para sempre! 
Será que vais agora dar os passos necessários antes que seja tarde demais?
"Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação" (2 Coríntios 6:2).
"Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei" (Mateus 11:28).
"E as que estavam preparadas entraram com ele...e fechou-se a porta" (Mateus 25:10).


            VENHA OUVIR A PALAVRA DE DEUS!
"Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" - Jesus

CENTRO COMUNITÁRIO CRISTÃO
Igreja Evangélica
Centro Comercial Londres, sala AC155 (1º andar) 
Senhora da Hora
Reuniões públicas todos os Domingos às 19H00 


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

FAZENDO ESCOLHAS ACERTADAS...
Sempre que um novo ano começa esforçamo-nos para estabelecer metas e prioridades para os próximos 12 meses, tentando dessa forma progredir na nossa caminhada e mudar alguns padrões de conduta física, moral e até espiritual.
Enchemo-nos de boas intenções, esperando que a casualidade e a circunstância de uma mudança no calendário consiga produzir as tão ansiadas melhorias na nossa vida e na dos nossos mais próximos. Expressamos até votos sinceros de felicidade para todos e até a paz para o mundo inteiro.
Não há nada de errado em sentir e manifestar tais desejos. É até saudável. Contudo, volvidos alguns dias ou semanas damo-nos conta que tudo está na mesma, ou até pior. Que afinal os problemas continuam, e em alguns casos até se agravaram. Que afinal não mudámos nada na nossa conduta, nos nossos hábitos e nas nossas resoluções.
Reflectindo sobre essa condição de vida, acabamos por sentir alguma desilusão e frustração connosco próprios e com os outros lá fora. E de repente lá estamos novamente no fim de mais um ano do calendário civil, contabilizando todos os fracassos, ilusões e desilusões e mais uma vez prometendo que para o ano tudo irá mudar...
O grande obstáculo que limita a nossa capacidade de mudar o futuro tem exactamente a ver com a nossa limitação ao tempo e ao espaço. Já Jesus dizia que só podemos viver um dia de cada vez, e que com todas as nossas preocupações não podemos acrescentar nada a não ser a própria doença.

ESTABELECENDO PRIORIDADES ACERTADAS...
Não podendo ser donos do nosso destino, podemos mesmo assim fazer opções e estabelecer prioridades que poderão certamente mudar o rumo das nossas vidas.
E de todas, a maior e mais importante prioridade é viver em harmonia com Deus, o Criador. Todos precisamos de nos relacionar com Ele através da Sua manifestação física, o próprio Seu Filho Jesus Cristo. Só quando descansamos n'Ele é que encontraremos paz. E só quando entregamos nas mãos de Deus os nossos planos, os nossos sonhos, os nossos problemas, a nossa própria vida, é que encontramos propósito para a mesma e descanso para as nossas almas.
O homem pode tentar, mas não conseguirá viver sem Deus. Não um Deus indiferente, religioso, ditador, repressor, mas um Deus amigo, carinhoso, cuidador e próximo de todos quantos O buscam conhecer e colocar como prioridade nas suas vidas.
Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n'Ele, e Ele tudo fará” (Bíblia)
Não vos inquieteis com o dia de amanhã, mas buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas (as nossas necessidades básicas) vos serão acrescentadas.” (Bíblia)
Neste ano, estabeleça prioridades para a sua vida. E a mais importante de todas é certamente colocar Deus no centro de todas as coisas.


                  VENHA OUVIR A PALAVRA DE DEUS!
"Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" - Jesus

CENTRO COMUNITÁRIO CRISTÃO
Igreja Evangélica
Centro Comercial Londres, sala AC155 (1º andar) 
Senhora da Hora
Reuniões públicas todos os Domingos às 19H00 


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

ESTÁS PREPARADO PARA A ETERNIDADE?

HOJE, as tuas mãos estão activas no trabalho, os teus olhos conseguem ver, a tua mente consegue funcionar, e até consegues planear para o futuro. 
AMANHÃ, tudo pode estar ainda presente, os braços encolhidos e os olhos fechados, mas podes não estar mais ali, tendo partido para a eternidade.
Outros que andavam tão ocupados como tu, tão saudáveis e distraídos como tu, partiram já para a eternidade.
A voz alegre, o palhaço maquilhado, o artista talentoso cuja presença no teatro tanto te atraíam, já se foram. Foram removidos para bem longe do espaço físico da sua actividade para uma outra realidade: a realidade da eternidade.
O astuto comerciante cuja voz te era tão familiar mesmo no meio do mercado, silenciou. Ele não compra nem vende mais nada: entrou na eternidade.

VAI CHEGAR A TUA VEZ...
A tua vez de entrar também na eternidade pode chegar em breve. Pergunta-te clara e honestamente: "Estarei preparado para a eternidade?"
Deixa que a tua consciência te responda. Escuta-a! Ela vai falar-te hoje. Não abafes a sua voz, pois poderá nunca mais te falar. 
Diante de ti postam-se as realidades do céu e do inferno. Um desses lugares será a tua morada eterna, e hoje é o dia de fazeres a tua escolha. O teu amanhã pode ser demasiado tarde - podes andar atrasado apenas por um dia...
Para o que é que estás vivendo? Para onde é que estás indo?
"E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." - (Bíblia: Mateus 25:46)
"Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo" - (Actos 16:31).

Se ainda não entregaste a tua vida a Jesus: "Buscai ao Senhor, enquanto se pode achar, invocai-o, enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar." - (Isaías 55:6, 7).

COMO UM BARCO QUE SE AFUNDA...
Suponhamos que um barco se encontra a afundar em pleno mar. Cheio de ferrugem e todo esburacado, a água vai rapidamente entrando na embarcação. Um barco salva-vidas é enviado desde terra e dispõe-se ao lado da embarcação ameaçada. O capitão do salva-vidas apela a todos os ocupantes que abandonem imediatamente o barco. Mas as pessoas a bordo recusam-se a fazê-lo. Uma pessoa diz: "O nosso barco não está assim tão mau. Só precisa de algumas reparações e de uma nova pintura." Outra pessoa diz: "Fora! Ide embora, vós e o vosso salva-vidas! Nós temos cá um carpinteiro cuja missão é consertar o barco."
Outros continuam agarrados às suas cartas de jogar e à bebida, enquanto que outros se ocupam com ferramentas e equipamento, consertando e pintando o barco.
Uns poucos apercebem-se contudo do perigo e aproveitam o único meio de salvação. O barco vai-se enchendo de água e em breve afunda. 
Agora, responda-me: se todos aqueles a bordo que desprezaram o apelo morrerem afogados no navio, quem é o culpado? 
O salva-vidas foi-lhes enviado, mas eles recusaram!

Cristo é o salva-vidas. Ele veio para salvar todos quantos O desejam.
Bem-aventurados são todos aqueles que colocam n'Ele a sua confiança. "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?" - (Hebreus 2:39.


           VENHA OUVIR A PALAVRA DE DEUS!
"Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará" - Jesus

CENTRO COMUNITÁRIO CRISTÃO
Igreja Evangélica
Centro Comercial Londres, sala AC155 (1º andar) 
Senhora da Hora
Reuniões públicas todos os Domingos às 19H00